AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 15-16. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 15-16. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Dia da Europa

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
A nossa biblioteca também quis destacar esta data com uma exposição bibliográfica.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dia 25 de abril





No dia 25 de Abril de 1974 um grupo de militares derrubou a ditadura em Portugal e devolveu a liberdade à população.

sábado, 23 de abril de 2016

Dia do livro





O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Prepara-te para os Exames Nacionais!



Estão disponíveis vários livros na tua biblioteca para te preparares para os teus exames nacionais.

Dez dicas para estudar e aprender mais fácil, aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2016

AGEILHAVO A LER+ SÉNIOR


Terceira idade e adolescência… Os alunos do 10º ano conquistaram o afeto dos utentes do Lar de S. José com quem têm partilhado leituras, histórias de vida, tristezas e alegrias. Por vezes basta o mote de “Boa tarde, como estão?” para que o desfiar de histórias ocorra. Para encerrar o 2º período letivo, realizou-se na BE um encontro entre idosos (utentes do Lar e avós) e alunos de 10º ano. “As Mãos” foi o tema escolhido. Foram lidos e declamados poemas, também em LGP. 





Como o tema abordado na sessão foi “As Mãos”, realizámos o 3º módulo do projeto "Newton gostava de ler!" com os nossos convidados especiais que consistia na realização de um creme de mãos. Assim, todos aprenderam a preparar um creme para ajudar a suavizar as mãos que vão carregando o peso da vida. Foi uma alegria vê-los a realizar esta tarefa com entusiasmo.

Finalizámos com um lanche.. 

terça-feira, 15 de março de 2016

PROJETO: "NEWTON GOSTAVA DE LER!"



O projeto vai já no 4º módulo: "Biodiversidade da manta morta". Desta vez a história de partida foi: "Há um cabelo na minha terra" de Lary Larson. De seguida, passou-se à parte experimental que consistia na descoberta dos seres vivos existentes na manta morta (minhocas, centopeias, aranhas, caracóis, …). Todos ficaram a saber um pouco mais sobre estes pequenos seres e a importância que têm no nosso ecossistema. Esta atividade foi realizada por todos os alunos do 8º e 10º anos. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Internet Mais Segura


No âmbito das iniciativas da equipa PTIC para assinalar o “Dia da Internet Mais Segura”, realizou-se mais uma sessão de sensibilização para os alunos dos nonos anos no âmbito da segurança digital sob o lema “Faz o teu papel para uma Internet melhor!”, dinamizada pela professora Elsa Maio, com a colaboração de agentes da Escola Segura e das alunas Líderes Digitais SeguraNet Ana Vieira, Catarina Oliveira e Raquel Grilo.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"Newton gostava de ler" - 3º Módulo: Creme de mãos



As turmas dos 8º e 10º ano vieram à BE para realizarem este módulo. 


Começaram por ouvir o conto "Quando eu nasci" de Isabel Minhós Martins e seguidamente ouviram o poema "Monólogo das mãos" de Giuseppe Ghiaroni. 

Falou-se da importância da nossa pele, suas funções e características. Depois, para proteger muito bem a nossa pele, fizemos um creme hidratante e de cheiro agradável a jasmim que os alunos puderam levar para casa.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Ílhavo a Ler+



Resultados 1ª Fase
2015 – 2016

Alunos Apurados

Ensino Secundário
- Sofia Oliveira Santos, 11º A, ESDJCCG
- Paulo Ricardo Aurélio Valério, 11º B, ESDJCCG
- Sofia Teixeira Vaz, 10º A, ESDJCCG

3º Ciclo
- Catarina Semedo Madaíl de Oliveira, 8º C, ESDJCCG
- Margarida Jin, 7.º A, EBJFPB
- Gonçalo Silva Casqueira, 7.º A, EBJFPB

2º Ciclo
- Filipa Marial Matos, 5º C, EBJFPB
- Inês Margarida Gomes, 5.º E, EBJFPB
- Inês Marnoto Moço, 6º D, EBJFPB

1º Ciclo
- Miguel Santos Neto, CE da Coutada
- Filipa Beatriz Silva Correia, EB da Gafanha da Aquém
- Patrícia de Almeida Sotto Mayor, CE Nossa Senhora do Pranto

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

"Newton gostava de ler" - 2º Módulo: Difrat’arte




Os alunos dos 3º, 5º, 8º e 10º anos irão receber o 2º módulo deste projeto.

Os alunos irão começar por ouvir a história "A princesa e o cérebro que sentia demais".

No final da história será feita a abordagem do conteúdo científico implicado na experiência a realizar - a princesa tinha recebido uns óculos que faziam a difração da luz.

A experiência consistirá na observação de imagens e vídeos com uns óculos 3D.

Através da experiência aprenderam que cada uma das cores tinha um efeito de maior ou menor profundidade, de acordo com a difração da luz em cada uma delas.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Newton gostava de ler

Este projeto em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Ílhavo tem como objetivo principal criar um programa anual de leitura de livros de ciência com a realização de pequenas atividades experimentais, nas bibliotecas escolares. 

O projeto está a ser aplicado a todas as turmas de 3º, 5º, 8º e 10º anos do nosso Agrupamento.

Neste momento estão a decorrer as sessões relativas ao Módulo 1: "Lâmpada de gelo" às referidas turmas.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação



“Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”

Vamos comemorar o Dia da Alimentação na Escola com a oferta simbólica de uma maçã.


A entrega da maçã é feita mediante uma requisição de um livro na Biblioteca.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Formação de utilizadores

Objectivos das sessões de formação de utilizadores da BE:

  - familiarizar os alunos com os diferentes serviços que a BE proporciona;
 - dar a conhecer o sistema de classificação dos livros utilizado (CDU);
 - desenvolver competências de pesquisa no catálogo.


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Novo ano letivo...


Boas vindas!

A biblioteca dá as boas-vindas a todos o seus utilizadores em mais um ano escolar.

Como sabes a biblioteca está aqui para te ajudar. Procura-a!

A BE deseja-te sucesso académico.