AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 16 -17. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 16 -17. Mostrar todas as mensagens

sábado, 27 de maio de 2017

CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA

CATARINA OLIVEIRA, do 9º C da ESDJCCG, conquistou o 3º PRÉMIO no "Concurso Intermunicipal de Leitura", na categoria do 3º ciclo.

Parabéns Catarina, grande vencedora!

Obrigada a todos os participantes, aos pais e acompanhantes. Foi um sábado em cheio!



CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA

O Município de ÍLHAVO esteve representado na final do CIL, que é organizado pela Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, com os vencedores do Concurso Concelhio de Leitura “Ílhavo a Ler+”. 

Todos os alunos estão de parabéns pelo esforço e pela comparência em palco para prestar provas. 

O Agrupamento de Escolas de Ílhavo esteve representado pelos alunos Francisco Tendinha, do CE do Pranto, a Catarina Oliveira, do 9ºC e Beatriz Costa do 12ºB, ambas da ESDJCCG.




sexta-feira, 26 de maio de 2017

Ageilhavo a Ler+ Sénior

Dando continuidade ao projeto "Ageilhavo a Ler+ Sénior", alguns dos nossos alunos foram, uma vez mais, ao Lar de São José para mais um momento de partilha.

Foram umas horas bem passadas na companhia dos utentes do Lar, graças à boa disposição dos jovens e à interação mútua.




domingo, 21 de maio de 2017

O PROJETO SOBE ESTEVE NA FEIRA DA SAÚDE

As BE´s do Concelho, estiveram mais uma vez presentes na Feira da Saúde dinamizada pelo Município Ílhavense, no passado dia 20 de maio, na Fábrica das Idéias na Gafanha da Nazaré. 

Realizou-se uma exposição de trabalhos realizados por alunos e dos materiais usados para a promoção da Saúde Oral, entre eles o Kit SOBE e as atividades lúdicas que ele propõe. 

Foi possível visualizar filmes, ouvir músicas, assistir a hora do conto, fazer pinturas…As Professoras Bibliotecárias aproveitaram para divulgar Projeto SOBE e sensibilizar a comunidade para esta problemática.


sexta-feira, 31 de março de 2017

Ageilhavo a Ler+ Sénior

Para encerrar o 2º período letivo, realizou-se um encontro entre alguns utentes do Lar de São José e alunos envolvidos no projeto. Os alunos conquistaram os utentes do Lar de São José com a sua alegria e boa disposição.

Foram partilhadas leituras e os alunos realizaram o módulo "Ciência a motor" do projeto "Newton gostava de ler!" com os nossos convidados. Foi um momento artístico! No final, fizemos um lanche convívio. Para o 3º período, esperam-se mais momentos de partilha.



quarta-feira, 8 de março de 2017

Encontro com a autora Ana Pessoa na BMI

No âmbito das atividades da promoção do livro e da leitura desenvolvidas pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo, os alunos das turmas do 9º A, B e F tiveram a oportunidade de conversar com a autora do mais recente livro "Mary John", na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Foi um momento de interação muito agradável, em que a autora respondeu a questões colocadas pelos alunos e também falou das suas obras.

Constituiu um momento de partilha muito enriquecedor para os nossos alunos.



sábado, 4 de março de 2017

FINAL DO CONCURSO "ÍLHAVO A LER +"

 Este concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas de ílhavo, tem como princípio subjacente o prazer de ler que se pretende desenvolver em leitores de todas as idades. Foram distinguidos as alunos seguintes do nosso Agrupamento:

1º Prémio, 1º ciclo do ensino básico, Francisco Neves Tendinha – CE da Sra. do Pranto;

1º Prémio, 3º ciclo do ensino básico,Catarina Semedo Madaíl Oliveira (ESDJCCG);

1º Prémio, Ensino secundário, Beatriz Batista Costa (ESDJCCG).


Parabéns a TODOS os participantes!


quarta-feira, 1 de março de 2017

Março: Mês da leitura Concelhio


As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, aliaram-se, uma vez mais, à comemoração da Semana da Leitura (do PNL), e celebraram o mês da leitura.

Assim, foram desenvolvidas no Agrupamento e nas várias bibliotecas do concelho, incluindo a Biblioteca Municipal, várias atividades de dinamização da leitura, assim como atividades relacionadas com o Dia Mundial da Poesia.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Isto não é lixo?

No âmbito da articulação entre a Biblioteca e o projeto Eco-escola, a escritora Joana Estima C. da Rocha esteve na nossa escola a apresentar o seu novo livro "Isto não é lixo?".
Foi uma sessão de aprendizagem sobre reciclagem.
Os alunos gostaram muito, sobretudo dos desafios colocados pela escritora.
Afinal o lixo pode não ser Lixo!



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Newton Gostava de Ler!: Ciência a Motor

Os alunos do 9º ano puderem assistir a mais um módulo do projeto, desta vez em articulação com a disciplina de Físico-Química.
Começaram por ouvir algumas das redações das “Redacções da Guidinha”, de Luís de Sttau Monteiro e seguidamente partiram para a construção de um comboio o "Grande Mecha"!


Os alunos adoraram este brinquedo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Newton Gostava de Ler!: 3, 2, 1... Lançar uma Sonda na Biblioteca!


Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de ouvir o conto: “Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos” do autor Mia Couto. 
Depois puderam projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos de reentrada, ao menor custo possível. 
Foi uma atividade bastante participada e com muita "gemada"!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Newton Gostava de Ler!: Saber em gel.



O projeto vai já no seu segundo ano. 
Desta vez a história de partida foi: "O Nabo" dos Irmãos Grimm. De seguida, passou-se à parte experimental que consistia na confeção de “caviar” de nabo e/ou de groselha . 
Todos puderam provar este caviar!. 
Esta atividade foi realizada por todos os alunos dos 9º anos.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Concurso: "Ílhavo a Ler+"

Fase do Concurso a nível de Escola 2016 – 2017

Obras selecionadas para as provas:
Na 1ª Fase, a nível de Escola, as obras selecionadas são as seguintes:

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
"O velho e o mar" de Ernest Hemingway

 ENSINO SECUNDÁRIO
"A metamorfose" de Franz Kafka



Inscreve-te já na tua biblioteca!

domingo, 16 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação

“Uma maçã por dia,
nem sabe o bem que lhe fazia”

Vamos comemorar o Dia da Alimentação na Escola com a oferta simbólica de uma maçã.



A entrega da maçã é feita mediante uma requisição de um livro na Biblioteca.