O Município de ÍLHAVO esteve representado na
final do CIL, que é organizado pela Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, com
os vencedores do Concurso Concelhio de Leitura “Ílhavo a Ler+”. Todos os alunos
estão de parabéns pelo esforço e pela comparência em palco para prestar provas. O Agrupamento de Escolas de Ílhavo esteve representado pelos alunos Francisco
Tendinha, do CE do Pranto, a Catarina Oliveira, do 9ºC e Beatriz Costa do 12ºB,
ambas da ESDJCCG.
Dando continuidade ao projeto "Ageilhavo a Ler+ Sénior", alguns dos nossos alunos foram, uma vez mais, ao Lar de São José para mais um momento de partilha.
Foram umas horas bem passadas na companhia dos utentes do Lar, graças à boa disposição dos jovens e à interação mútua.
As BE´s do Concelho, estiveram mais uma vez
presentes na Feira da Saúde dinamizada pelo Município Ílhavense, no passado dia 20 de maio, na Fábrica das Idéias na Gafanha da Nazaré. Realizou-se
uma exposição de trabalhos realizados por alunos e dos materiais usados para a
promoção da Saúde Oral, entre eles o Kit SOBE e as atividades lúdicas que ele
propõe. Foi possível visualizar filmes, ouvir músicas, assistir a hora do
conto, fazer pinturas…As Professoras Bibliotecárias aproveitaram para divulgar
Projeto SOBE e sensibilizar a comunidade para esta problemática.
Para encerrar o 2º período letivo, realizou-se um encontro entre alguns utentes do Lar de São José e alunos envolvidos no projeto. Os alunos conquistaram os utentes do Lar de São José com a sua alegria e boa disposição.
Foram partilhadas leituras e os alunos realizaram o módulo "Ciência a motor" do projeto "Newton gostava de ler!" com os nossos convidados. Foi um momento artístico! No final, fizemos um lanche convívio. Para o 3º período, esperam-se mais momentos de partilha.
No âmbito das
atividades da promoção do livro e da leitura desenvolvidas pela Rede de
Bibliotecas de Ílhavo, os alunos das turmas do
9º A, B e F tiveram a oportunidade de conversar com a autora do mais recente
livro "Mary John", na Biblioteca Municipal de Ílhavo. Foi um momento
de interação muito agradável, em que a autora respondeu a questões colocadas
pelos alunos e também falou das suas obras.
Constituiu um momento de partilha muito enriquecedor para os
nossos alunos.
Este concurso,
promovido pela Rede de Bibliotecas de ílhavo, tem como princípio subjacente o
prazer de ler que se pretende desenvolver em leitores de todas as idades. Foram
distinguidos as alunos seguintes do nosso Agrupamento:
1º
Prémio, 1º ciclo do ensino básico, Francisco Neves Tendinha – CE da Sra. do
Pranto;
As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, aliaram-se, uma vez mais, à comemoração da Semana da Leitura (do PNL), e celebraram o mês da leitura.
Assim, foram desenvolvidas no Agrupamento e nas várias bibliotecas do concelho, incluindo a Biblioteca Municipal, várias atividades de dinamização da leitura, assim como atividades relacionadas com o Dia Mundial da Poesia.
No âmbito da articulação entre a Biblioteca e o projeto Eco-escola, a escritora Joana Estima C. da Rocha esteve na nossa escola a apresentar o seu novo livro "Isto não é lixo?".
Foi uma sessão de aprendizagem sobre reciclagem.
Os alunos gostaram muito, sobretudo dos desafios colocados pela escritora.
Afinal o lixo pode não ser Lixo!
Os alunos do 9º ano puderem assistir a mais um módulo do projeto, desta vez em articulação com a disciplina de Físico-Química.
Começaram por ouvir algumas das redações das “Redacções da Guidinha”, de Luís de Sttau Monteiro e seguidamente partiram para a construção de um comboio o "Grande Mecha"!
Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de ouvir o conto: “Na Berma de Nenhuma Estrada e outros contos” do autor Mia Couto. Depois puderam projetar e construir um sistema de “aterragem” que proteja a sonda espacial (ovo) do embate com o solo e os perigos de reentrada, ao menor custo possível. Foi uma atividade bastante participada e com muita "gemada"!
O projeto vai já no seu segundo ano. Desta vez a história de partida foi: "O Nabo" dos Irmãos Grimm. De seguida, passou-se à parte experimental que consistia na confeção de “caviar” de nabo e/ou de groselha . Todos puderam provar este caviar!. Esta atividade foi realizada por todos os alunos dos 9º anos.