AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Concurso Literário Jovem

Com o objectivo de fomentar hábitos de leitura nas camadas jovens, criar e/ou consolidar hábitos de escrita, promover a escrita e valorizar a expressão literária, a Câmara Municipal de Ílhavo lançou em 2002 a primeira edição do Concurso Literário Jovem, que desde a primeira hora despertou a atenção e o interesse dos mais jovens.

Dirigido aos alunos de todos os graus de ensino das escolas do Concelho de Ílhavo, este concurso divide-se em duas modalidades: texto narrativo e texto poético.

No final do Concurso, todos os participantes recebem um Diploma de Participação, havendo ainda lugar à atribuição de prémios aos três melhores trabalhos em cada uma das categorias.


IX Concurso Literário Jovem.

O concurso destina-se aos Jovens do Ensino Básico do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, assim como do Ensino Secundário, podendo participar alunos de qualquer estabelecimento de ensino, público ou privado, do Município de Ílhavo, até ao 12.º ano de escolaridade.

O prazo de entrega dos trabalhos decorre entre o dia 23 de Novembro de 2009 e o dia 31 de Março de 2010, devendo os mesmos ser entregues por mão própria ou enviados por correio, com aviso de recepção e endereçados para a Câmara Municipal de Ílhavo – IX Concurso Literário Jovem – Avenida 25 de Abril – 3830-044 Ílhavo.





terça-feira, 10 de novembro de 2009

Semana do Patrono


Dia Mundial da Ciência


Este ano, a Comissão Nacional da UNESCO irá dar especial ênfase ao Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento com o lançamento oficial em Portugal do Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT (triénio 2007-2009)

domingo, 1 de novembro de 2009

Novidades

Título: Moléculas Mágicas
Autor: Susan Aldridge

“Todos nós usamos drogas, no sentido mais lato do termo.
As drogas podem ser fármacos, podem ser usadas para recreação e podem também ser usadas para proteger a nossa saúde a longo prazo. É importante estarmos bem informados sobre as drogas que usamos – como funcionam, quais os seus benefícios e os seus riscos.
Este livro constitui um guia único para o leitor médio sobre fármacos e drogas do dia-a-dia dos principais tipos de medicamentos às drogas lúdicas e aos suplementos alimentares.”


Título: História da Literatura Portuguesa
Autor: Teófilo Braga

“A vastíssima obra de Teófilo Braga (1843-1924), ainda hoje muito pouco conhecida e tantas vezes apressadamente menosprezada, cobre os mais diversos campos da cultura, desde a criação poética e ficcional até à simbólica e à história jurídica, à filosofia, à sociologia, à política, à teoria e histórias literárias e à literatura popular, à história do teatro e da universidade, sendo, contudo, os estudos de história da literatura portuguesa os que mais amplo e persistente lugar nela ocupam.

Título: Matemática A 12º ano
Autor: Maria Augusta Ferreira Neves e Luís Guerreiro
Colecção: Preparação para o exame nacional

Como auxílio para todos os utilizadores deste livro e potenciais candidatos ao exame nacional da disciplina, disponibilizamos os seguintes recursos: informações sobre o Exame Nacional 2010, informações GAVE e resoluções detalhadas de todas as questões propostas no livro.
Este livro inclui: teoria do 12.º ano, estruturada por temas e complementada com conteúdos dos 10.º e 11.º anos; cada tema contém: resumos teóricos, sínteses, exercícios propostos com solução; questões-tipo resolvidas; perguntas-tipo de exames nacionais com solução; exames Nacionais com sugestão de resolução detalhada de todas as questões.
Novidade: o livro tem como oferta um CD-Rom, que integra enunciados e sugestões de resolução de todos os exames nacionais de 2002 a 2007.


Título: A Conspiração contra a América
Autor: Philip Roth

“Um presidente anti-semita na Casa Branca?
Quando o famoso herói da aviação e Fanático Charles Lindbergh derrotou esmagadoramente Franklin Roosevelt nas eleições presidências de 1940, o medo invadiu todos os lares judaicos da América. Num discurso transmitido pela rádio à escala nacional, Lindbergh não só tinha acusado publicamente os judeus de empurrarem egoistamente a América para uma guerra sem sentido com a Alemanha nasi, mas também, ao tomar posse como trigésimo terceiro presidente dos Estados Unidos, negociara um pacto cordial com Adolfo Hitler, cuja a conquista da Europa e cuja virulenta política anti- semita ele parecia aceitar sem dificuldade. “