AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Apresentação do livro "Outros Contos da Montanha" de Isabel Mateus



A escritora Isabel Mateus vem hoje à nossa escola apresentar o seu mais recente livro de contos de temática rural trasmontana, intitulado “Outros contos da montanha”.

As sugestões torguianas do título estão na linha dos interesses da Autora, professora de português na Universidade de Liverpool, onde desenvolve igualmente uma investigação na área da literatura de viagens. Com efeito, Isabel Mateus já publicou em 2007 o volume “A viagem de Miguel Torga” (esta obra pode ser encontrada na nossa Biblioteca).

Isabel Mateus, que agora se revela na ficção, é natural de Felgueiras, concelho de Torre de Moncorvo, onde nasceu em 1969.

Aqui fica um pequeno excerto dos "Outros Contos da Montanha", que, seguramente, Torga não deixaria de apreciar (aliás, a obra do grande escritor transmontano foi objecto da tese de doutoramento de Isabel Fidalgo Mateus):

“Já a conheci de cabelos muito finos e brancos. Os mais de sessenta anos denunciavam-se pelas fundas rugas do seu rosto, que mais pareciam socalcos, e apenas o brilho negro dos seus olhos exibia ainda triunfante a eterna lutadora. Com aquele fitar educara os filhos, sem nunca precisar de vender os terrenos que granjeara ainda em vida do marido. Pelo contrário, pagou os que ainda não tinha saldado na totalidade e comprou outros. O seu lema de ‘quem não trabalha não come’, que tentara desde cedo inculcar no lar, regulou-lhe para sempre os passos na vida.
“Sentada no vão da sua porta ou à soalheira da casa da filha mais nova, no Verão, passava amiudadamente em revista a sua longa via-sacra. Primeiro, as dificuldades e os entraves do seu pai postos à concretização do casamento, sem esquecer toda a sua mocidade a amanhar a terra, a semear, a mondar. Depois, a viuvez precoce, o encargo dos filhos e, mais tarde, o dos netos, que a emigração lhe legara. Tudo suportara com valentia, num esforço desmedido!
“Mas e a solidão?! (…)”

In: Outros Contos da Montanha