AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

terça-feira, 14 de abril de 2009

Novidades

Título: A Estrela de Joana

Autor: Paulo Pereira Cristóvão

Quem não recorda ainda o dramático caso de Joana Cipriano, a menina de oito anos, que em Setembro de 2004, foi dada como desaparecida? Para muitos ela será lembrada como um rosto num jornal ou revista, um pequeno rosto sorridente e alegre de alguém que gostava de viver. Este livro assume-se como uma homenagem à corajosa Joana, prestada por um dos três agentes da Polícia Judiciária.


Título: Viagem à roda do meu nome

Autor: Alice Vieira

Abílio detesta o seu nome e decide mudá-lo para Luís. A mudança de nome tem valor simbólico, mostra o instante em que Abílio entra em processo de crise, na busca de ser ele mesmo, diferente daquilo que dele queriam fazer. Uma viagem à terra dos seus antepassados reconcilia-o com a sua história e o seu nome. Este romance realista, de personagens bem delineadas, retrata a vida quotidiana e o mundo interior de um rapaz, utilizando a primeira pessoa em dois tempos de enunciação, e aborda com optimismo o complexo tema da identidade.

Título: O Adorável Homem das Neves

Autor: António Torrado

Esta peça, agora reeditada, começa num palco com um excêntrico coleccionador de chapéus, um ajudante de bar de teatro, de seu nome Decas Perna Fina, e a menina dos bengaleiros. Não está mal para começo.
Mas, sem mais nem menos, a peça desatina e salta, no tempo e no espaço, até à serra da Estrela. Um autêntico disparate, tanto mais que na serra o Tio Chapeleiro e os amigos não só ensinam a andar como um boneco de neve como travam conhecimento com — calcule-se! — Viriato e os seus valentes guerreiros lusitanos, muito competentemente à trolha com os romanos invasores. Uma coisa sem pés nem cabeça! Mas coisas e loisas que o teatro e os seus mágicos esplendores permitem e fazem brilhar os olhos das crianças.

Título: Como Outro Qualquer

Autor: Ana Saldanha

O puxador daquela porta pequena é de porcelana branca, redondo, frio ao toque. A bárbara desanda o puxador duas vezes para a direita e três vezes para a esquerda. E depois, aquilo!
Neste romance Ana Saldanha constrói pormenor a pormenor, com um extraordinário talento para criar atmosferas e ambientes, a autenticidade de uma história do dia-a-dia: tão trivial, tão dramática. A história da Bárbara, do Gustavo, dos pais, tios e avós e do Dinis.



Título: Poesia De Fernando Pessoa Para Todos

Esta é uma primeira antologia da poesia de Fernando Pessoa que se pretende ao alcance de todos: crianças e adultos. Nela se reúnem não só os poucos e por vezes divertidos poemas que escreveu para crianças, mas também outros cuja leitura é acessível aos mais jovens.