AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 10 de abril de 2013

2º Congresso Literacia, Media e Cidadania

2º Congresso Literacia, Media e Cidadania
A realizar nos dias 10 e 11 de maio em Lisboa, este evento irá ser “um momento privilegiado de reflexão e debate sobre como tornar os cidadãos cada vez mais esclarecidos e críticos face ao ecossistema mediático a que estão sujeitos”. A data limite para inscrição no Congresso sem penalização foi prorrogada para o dia  15 de abril.
Enquanto espaços privilegiados de informação, produção e comunicação de sentidos, as bibliotecas escolares têm um papel fundamental no desenvolvimento das literacias exigidas pelos atuais ambientes informacionais, mediáticos e tecnológicos. A literacia dos media tornou-se, pois, uma área de trabalho nuclear das bibliotecas escolares, como demonstra o documento recentemente publicado pela Rede de Bibliotecas Escolares: Aprender com a Biblioteca Escolar.
O 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania abordará temas que podem ser de inegável interesse para a promoção da educação para os media nas bibliotecas escolares, muito particularmente o tema "Bibliotecas, mediatecas e literacia mediática".
A Rede de Bibliotecas Escolares, que integra a Comissão Científica do Congresso,  irá participar com uma comunicação subordinada ao tema referido.
O evento constituirá igualmente uma oportunidade para apresentação pública de trabalhos selecionados no âmbito do concurso escolar 7 dias, 7 dicas sobre os media, uma iniciativa do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).