AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Entre_vistas

Lugar à opinião dos leitores, dos utilizadores da nossa biblioteca. Pequenos apontamentos, “entre-vistas”, sobre as diversas perspetivas de abordagem do acervo, dos conteúdos, do tempo, do espaço, do modo, da literatura, dos recursos deste equipamento estratégico das escolas.

 

Carla Fernandes é aluna do 10 C, de Línguas e Humanidades. Tem no CarlaFernandeshorizonte seguir jornalismo mas o tempo, por agora, é de investir no secundário, “uma coisa de cada vez, apesar dessa poder ser uma saída”.

Abordámos a Carla numa manhã chuvosa, colocou-se em lugar recantado para apreciar o romance em que está imbuída. “É uma obra muito bonita, gosto como a autora trata todo o drama, melhor, os dramas, é plural, o ritmo a sequencialidade, o ambiente retratado. Mas ainda estou a meio!” – referiu. “Ando um pouco pelo romance mas começo a apreciar poesia. Vou dedicar um pouco mais da minha atenção, apesar das obras obrigatórias do meu Curso”.

“Sabe, gosto de estar por aqui uns bons bocados. E hoje – por causa da chuva – o tempo convida mesmo a esta aventura” sorriu, enquanto batia levemente as páginas da obra e reportava a centena de páginas já lidas.

E o mês Internacional das Bibliotecas? – quisemos saber. “Apesar de não ter acompanhado muito as ações, tomei conhecimento com a divulgação feita na Biblioteca da Escola”.

_______________

RILEY, Lucinda (2012). A menina na Falésia, Lisboa. Edições Asa.

Grania Ryan tem em Nova Iorque a vida com que sempre sonhou. Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida.
A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas…
De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios… Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu.
Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós. Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.

(consultado em http://www.wook.pt/ficha/a-menina-na-falesia/a/id/12940443, no dia 2012.10.17)