AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Entre–Vistas

Profª Isabel Castanheira. Leciona, há vinte e seis anos Biologia-ProfIsabelCastanheiraGeologia. É, portanto, uma apaixonada pelas coisas da vida, da origem da vida e das coisas da vida; pelos seres animados e inanimados, mas também pela literatura. “No fundo – refere – como outro biólogo, muito conhecido graças à literatura, Mia Couto, gosto de conhecer a causa das coisas”. Apesar de ser também uma referência para a Profª Isabel – como se não bastasse ter nascido em Moçambique! -  “poucos saberão que o escritor moçambicano Mia Couto é biólogo (e há muita gente que não sabe que, apesar do nome, Mia, trata-se de um escritor e não de uma escritora). Pois foi essa dupla qualidade de escritor e de biólogo que lhe valeu o convite pelo biólogo Amadeu Soares, da Universidade de Aveiro, em 2006, para falar nos encontros “Biologias na Noite”. Estes  encontros, abertos à comunidade, realizados em horário noturno, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro (antiga fábrica de cerâmica Campos), continuam a efetuar-se, claro, com grande expressividade e interesse para a minha área mas para o conhecimento e cultura da nossa região”.

Contudo, “a minha inspiração literária está em Paulo Coelho, outro escritor que tem a sua formação inicial na área das ciências da natureza e experimentais, na definição de Michel Blay, já que os seus pais queriam que fosse engenheiro”.

O escritor brasileiro é Católico. Em 1986 terá percorrido o “Caminho Francês” (700 quilómetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela) de peregrinação a Santiago. Essa experiência permiti-lhe recolher detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

No ano seguinte, publicou O Alquimista, que se transformou no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos.

“De toda a obra de Paulo Coelho – sublinha a Profª Isabel Castanheira – é n´ O Alquimista que me revejo mais; faz, também a mim, descobrir-me e descobrir que é preciso percorrer grandes distâncias para conseguir compreender aquilo que nos é mais próximo. A peregrinação experimentada pelo autor transmite-se, impele-me a peregrinar também a Santiago – experiência que quero fazer! – para me sentir cada vez mais viva, capaz de ver o mundo – palavras de Paulo Coelho – com os olhos de uma criança e de encontrar Deus nos pequenos gestos do dia-a-dia”.

______

COELHO, Paulo (2008). O Alquimista (edição comemorativa dos 20 anos). Lisboa, Editora Pergaminho.

Sugerimos esta edição sobre um clássico dos nossos tempos. Um sucesso de vendas internacional que consagrou Paulo Coelho. Para marcar os 20 anos da edição apresentamos uma edição especial com belíssimas ilustrações e uma nova introdução do autor.

Certa noite, um jovem tem um sonho repetido : fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. O rapaz resolveu seguir seu sonho e defronta com os grandes mistérios que acompanham o Homem desde o começo dos tempos : os sinais de Deus, a Lenda Pessoal que cada um de nos precisa viver, a misteriosa Alma do Mundo, onde qualquer pessoa pode penetrar se ouvir o próprio coração. Considerada uma das artes mais antigas e mais secretas da Humanidade, a Al quimia é abordada pela primeira vez numa linguagem direta e simples. Paulo Coelho estudou Alquimia durante 11 anos, convivendo com sua linguagem simbólica e sua experiência pratica. Para escrever 0 alquimista, foi até as Pirâmides do Egito, e ao Deserto do Saara, pesquisar a origem e os principais códigos da Grande Obra - o segredo que seduziu corações e mentes de muitos homens na Idade Média, e que até hoje é praticado.

( in http://books.google.pt/books?id=O8imQgAACAAJ&dq=o+alquimista&source=bl&ots=oHvIQsl9-N&sig=v37cxE43pZAZ8Y72gpOFjHQaYoE&hl=pt-PT&sa=X&ei=lcGHUMPRGIaGhQfU_4HYCg&redir_esc=y, consultado em 2012.10.24)