AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entre–Vistas | Quem lê o 12º ano…


Alunos empenhados na vida escolar, com muitos projetos em concretização e outros sonhados, desenvolvem hábitos de leitura… para além do cumprimento dos programas!
12 ano a ler
___________________
O Bruno Soares, da turma C, está muito próximo de Mia Couto. Venenos de Deu,. Remédios do diabo é um título bastante sugestivo, o autor é apelativo.
clip_image001
O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia? Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.
(in http://www.wook.pt/ficha/venenos-de-deus-remedios-do-diabo/a/id/204996, consultado em 2013.01.30)
___________________
A Rita Ferreira, do 12º C, elege Tom Tykwer, com Perfume - A História de um Assassino, já em filme mas, sublinha, “prefiro o livro!”.
clip_image006
Jean-Baptiste Grenouille (Ben En Whishaw) nasce em circunstâncias pouco dignas, em 1733, no Mercado de Peixe de Paris. Em tenra idade apercebe-se de que é dotado de um olfato bastante refinado. Na adolescência, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-se como aprendiz na perfumaria de Baldini (Dustin Hoffman). Rapidamente ultrapassa o mestre na arte de misturar essências. e estas tornam-se a sua obsessão - que o leva a afastar-se da companhia de outros seres humanos.
Dominado pela ideia de preservar os aromas humanos, ele assassina, sem escrúpulos, jovens mulheres cujo cheiro peculiar chama a sua atenção. O drama adensa-se quando Grenouille se depara com a bela Laura (Rachel Hurd-Wood), a qual se lhe apresenta como possuindo uma espécie de essência sobrenatural. Outros assassinatos inexplicáveis sucedem-se e o pai de Laura, o nobre Richis (Alan Rickman), suspeita que a vida da sua filha esteja também em grande perigo. Assim começa um verdadeiro jogo de gato e rato entre o amor fraternal e a paixão mortal...
(in http://www.wook.pt/ficha/perfume-a-historia-de-um-assassino-dvd-video-/a/id/10930571, consultado em 2013.01.30)
___________________
O Diogo Silva (turma B), aprecia o Último Cais, de Helena Marques, “uma obra que se devora. Gosta imenso”
clip_image002
Este romance relata a saga do família Vella ou Villa, em Funchal, no século XIX. Mostra o isolamento e confinamento dos habitantes de uma ilha. A notícia só chega com o próximo navio para aqueles que não podem deixar a ilha.
O último cais começa com o diário de bordo, de 4 de setembro de 1879. O enredo trata do casamento feliz de Marcos Vaz de Lacerda, comandante de navio, e de Raquel. O principal em sua vida é o amor por Raquel. Não tem medo de mostrar seus sentimentos. Raquel e eu temos a felicidade escrita em cada milímetro de pele, em cada fibra de voz, e ninguém se apercebe, ninguém vê.
O amor é correspondido por Raquel. Mas ela quer saber quem são seus antepassados. Quem eram os Villas, como viviam, como eram essas mulheres de que ela teria herdado, ao que se conjecturava, o cabelo cor de vinho velho, as pernas altas e a rebeldia? Sabe que seu avô André Vella veio de Malta para o Funchal. O sobrenome Vella mudou para Villa em terras portuguesas.
É feliz na ilha, apesar do isolamento. A única vez que viaja vai para a Guiana Britânica, a bordo do navio de seu marido. Engravida, dá à luz Clara e morre.
Marcos casa-se novamente após algum tempo. Casa-se com Luciana, com quem também é feliz. Marcos mostra que se pode ser feliz com mais de uma mulher. Cada amor é diferente. “Marcos amou-a mas dentro das limitações estritas que lhe consentia a fidelidade a Raquel.”
O romance termina em 1904.
( in http://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%BAltimo_cais, consultado em 2013.01.30)
___________________
O João Areias (12º B), músico nas horas livres, aprecia Mia Couto. Nesta fase destaca a poesia do autor.
clip_image003
O primeiro livro que Mia Couto publicou - Raiz de Orvalho , 1986 - era (é) um livro de poesia. Depois disso publicou 21 livros em prosa em vários géneros - romance, conto, crónica, ensaio - sem nunca sair da poesia , que é onde se sente bem . Em 2007 voltou à poesia propriamente dita com Idades, Cidades, Divindades, e agora volta lá de novo com este Tradutor de Chuvas . Livro que tem muito de autobiográfico, permite aos leitores mais atentos de Mia Couto descobrir as pontes da sua extraordinária obra literária
(in http://www.wook.pt/ficha/tradutor-de-chuvas/a/id/10691774, consultado em 2013.01.30)


___________________
E a Joana Ribeiro, da B, adora a obra de Júlio Magalhães, no caso Por ti resistirei, “ um livro, pelo título, pelo autor, cativante”.
clip_image005
Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.
Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.
(in http://www.wook.pt/ficha/por-ti-resistirei/a/id/10984378, consultado em 2013.01.30)
___________________
A Mariana Ribeiro, que já participou nesta rubrica do nosso blogue, é do 12º C, destaca nesta fase das suas leituras Corações em silêncio.
clip_image004
Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afectos.
(in http://www.wook.pt/ficha/coracoes-em-silencio/a/id/46860, consultado em 2013.01.30)