AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Conhecer a cidade

conhecer a cidade
A promoção de uma consciência crítica e de um conhecimento fundamentado das questões ligadas ao urbanismo e ao património arquitetónico constituem, nos nossos dias, um imperativo da cidadania.
A colaboração e ação transversal das bibliotecas escolares no desenvolvimento das literacias e no acesso ao conhecimento fazem delas um meio privilegiado para a inclusão destes saberes no âmbito educativo.
O projeto Conhecer a cidade resulta de uma parceria entre a Rede de bibliotecas Escolares e a Ordem dos Arquitetos, no intuito de promover a educação pela arquitetura, património, urbanismo e cidadania, junto de um público infantil e juvenil.
Conhecer para intervir de forma crítica nas questões urbanas que marcam o espaço público, procurando informação, debatendo ideias, interagindo com os principais agentes de promoção do espaço urbano.
Na construção destes e de outros saberes encontra-se, necessariamente, a biblioteca escolar, como facilitadora das múltiplas aprendizagens em torno das literacias que compõem o currículo.
A inscrição das escolas/agrupamentos no projeto Conhecer a cidade é realizada através dos Coordenadores Interconcelhios de Bibliotecas Escolares (CIBE). Esta inscrição aciona o processo de colaboração entre as escolas e a Rede de Bibliotecas Escolares e Ordem dos Arquitetos, que prestarão o apoio necessário.
Para o desenvolvimento do projeto são ainda disponibilizados diversos recursos e materiais.