AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Entre-Vistas–Mariana Magueta


MarianaMariana Magueta, tem 17 anos, é da Gafanha do Carmo, frequenta o 12º ano, em Línguas e Humanidades.
A terminar o ensino secundário,  pensa, naturalmente, ingressar no ensino superior “mas a vida não está facilitada para isso – diz a Mariana. Seguir para a universidade está muito condicionado porque, se já agora é necessário muito trabalho para conseguir garantir as despesas, imagine quanto é preciso para o que virá a seguir?!...”
A Mariana até aos recentes aumentos vinha para a escola regularmente em autocarro. Porém, com as medidas de austeridade, o “passe” subiu dos 24 €, aproximadamente, para próximo dos 50€.
“Venho todos dias de bicicleta. Não é mau, até faz bem. Lamento é a falta de alternativa. Isto representa um retrocesso na nossa liberdade na opção. Diminui a nossa qualidade de vida. ”
- E quanto às leituras, Mariana?
“As minhas leituras estão muito enquadradas históricas verídicas, factos da vida, estilos de escrita que acho muito cativante. Porém, o ensino secundário obriga, e bem, claro, à leitura dos clássicos portugueses.
Atualmente leio Saramago, o Memorial do Convento”.
-------
JOSÉ SARAMAGO (2012), Memorial do Convento - Ensino Secundário. Lisboa, Edição/reimpressão.
Memorial do convento
Este estudo de Memorial do Convento pretende ajudar os alunos na sistematização dos aspetos temáticos e formais do romance saramaguiano, ao mesmo tempo que tenta promover um conhecimento mais alargado do universo de produção e divulgação da obra de José Saramago.

(in http://www.wook.pt/ficha/memorial-do-convento-ensino-secundario/a/id/219327, consultado em 2012.11.14)