AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÍLHAVO

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entre–Vistas | Quem lê o 12º ano…


Alunos empenhados na vida escolar, com muitos projetos em concretização e outros sonhados, desenvolvem hábitos de leitura… para além do cumprimento dos programas!
12 ano a ler
___________________
O Bruno Soares, da turma C, está muito próximo de Mia Couto. Venenos de Deu,. Remédios do diabo é um título bastante sugestivo, o autor é apelativo.
clip_image001
O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia? Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.
(in http://www.wook.pt/ficha/venenos-de-deus-remedios-do-diabo/a/id/204996, consultado em 2013.01.30)
___________________
A Rita Ferreira, do 12º C, elege Tom Tykwer, com Perfume - A História de um Assassino, já em filme mas, sublinha, “prefiro o livro!”.
clip_image006
Jean-Baptiste Grenouille (Ben En Whishaw) nasce em circunstâncias pouco dignas, em 1733, no Mercado de Peixe de Paris. Em tenra idade apercebe-se de que é dotado de um olfato bastante refinado. Na adolescência, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-se como aprendiz na perfumaria de Baldini (Dustin Hoffman). Rapidamente ultrapassa o mestre na arte de misturar essências. e estas tornam-se a sua obsessão - que o leva a afastar-se da companhia de outros seres humanos.
Dominado pela ideia de preservar os aromas humanos, ele assassina, sem escrúpulos, jovens mulheres cujo cheiro peculiar chama a sua atenção. O drama adensa-se quando Grenouille se depara com a bela Laura (Rachel Hurd-Wood), a qual se lhe apresenta como possuindo uma espécie de essência sobrenatural. Outros assassinatos inexplicáveis sucedem-se e o pai de Laura, o nobre Richis (Alan Rickman), suspeita que a vida da sua filha esteja também em grande perigo. Assim começa um verdadeiro jogo de gato e rato entre o amor fraternal e a paixão mortal...
(in http://www.wook.pt/ficha/perfume-a-historia-de-um-assassino-dvd-video-/a/id/10930571, consultado em 2013.01.30)
___________________
O Diogo Silva (turma B), aprecia o Último Cais, de Helena Marques, “uma obra que se devora. Gosta imenso”
clip_image002
Este romance relata a saga do família Vella ou Villa, em Funchal, no século XIX. Mostra o isolamento e confinamento dos habitantes de uma ilha. A notícia só chega com o próximo navio para aqueles que não podem deixar a ilha.
O último cais começa com o diário de bordo, de 4 de setembro de 1879. O enredo trata do casamento feliz de Marcos Vaz de Lacerda, comandante de navio, e de Raquel. O principal em sua vida é o amor por Raquel. Não tem medo de mostrar seus sentimentos. Raquel e eu temos a felicidade escrita em cada milímetro de pele, em cada fibra de voz, e ninguém se apercebe, ninguém vê.
O amor é correspondido por Raquel. Mas ela quer saber quem são seus antepassados. Quem eram os Villas, como viviam, como eram essas mulheres de que ela teria herdado, ao que se conjecturava, o cabelo cor de vinho velho, as pernas altas e a rebeldia? Sabe que seu avô André Vella veio de Malta para o Funchal. O sobrenome Vella mudou para Villa em terras portuguesas.
É feliz na ilha, apesar do isolamento. A única vez que viaja vai para a Guiana Britânica, a bordo do navio de seu marido. Engravida, dá à luz Clara e morre.
Marcos casa-se novamente após algum tempo. Casa-se com Luciana, com quem também é feliz. Marcos mostra que se pode ser feliz com mais de uma mulher. Cada amor é diferente. “Marcos amou-a mas dentro das limitações estritas que lhe consentia a fidelidade a Raquel.”
O romance termina em 1904.
( in http://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%BAltimo_cais, consultado em 2013.01.30)
___________________
O João Areias (12º B), músico nas horas livres, aprecia Mia Couto. Nesta fase destaca a poesia do autor.
clip_image003
O primeiro livro que Mia Couto publicou - Raiz de Orvalho , 1986 - era (é) um livro de poesia. Depois disso publicou 21 livros em prosa em vários géneros - romance, conto, crónica, ensaio - sem nunca sair da poesia , que é onde se sente bem . Em 2007 voltou à poesia propriamente dita com Idades, Cidades, Divindades, e agora volta lá de novo com este Tradutor de Chuvas . Livro que tem muito de autobiográfico, permite aos leitores mais atentos de Mia Couto descobrir as pontes da sua extraordinária obra literária
(in http://www.wook.pt/ficha/tradutor-de-chuvas/a/id/10691774, consultado em 2013.01.30)


___________________
E a Joana Ribeiro, da B, adora a obra de Júlio Magalhães, no caso Por ti resistirei, “ um livro, pelo título, pelo autor, cativante”.
clip_image005
Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.
Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.
(in http://www.wook.pt/ficha/por-ti-resistirei/a/id/10984378, consultado em 2013.01.30)
___________________
A Mariana Ribeiro, que já participou nesta rubrica do nosso blogue, é do 12º C, destaca nesta fase das suas leituras Corações em silêncio.
clip_image004
Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afectos.
(in http://www.wook.pt/ficha/coracoes-em-silencio/a/id/46860, consultado em 2013.01.30)

Ciberdúvidas lança aplicação para smartphones


cbdvO Ciberdúvidas, o espaço online  que há 16 anos clarifica questões relacionadas com a língua portuguesa, acaba de lançar app gratuita que permite aceder aos conteúdos do site de forma simples e rápida.
A aplicação, financiada e desenvolvida pela Fundação Vodafone Portugal, está disponível para smartphones com sistemas operativos iOS e Android.
Com um pouco mais de esforço, penso que teria ido possível oferecerem a versão para tablet, mas de todo o modo é uma iniciativa louvável que permite diversificar o acesso ao sítio de referência no bom uso da língua portuguesa.

RBE e Comissão Nacional da UNESCO



A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo, desde 2011, a colaborar em diversas atividades.
Em dezembro de 2012 foi assinado um protocolo de colaboração, com o objetivo de formalizar a parceria entre estas duas instituições, no domínio da literacia científica, de forma a sensibilizar a comunidade educativa  para os problemas ambientais e  da prevenção da saúde.
A este propósito, foram promovidas pela CNU, no âmbito das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e da Biodiversidade (2011-2020), diversas “Ações de Informação em Contexto” destinadas aos professores bibliotecários e outros docentes dos concelhos de Mafra e de Torres Vedras.
Estas iniciativas contaram com a exposição itinerante da CNU “Era uma vez a Terra...", palestras com especialistas e a disponibilização de um conjunto de documentos sobre os temas nas bibliotecas escolares envolvidas.
Na sequência deste trabalho, prevê-se ainda realizar um conjunto de concursos que destacamos:
- II concurso escolar  “A Química entre Nós…” (2012/2013), envolvendo a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Bayer Portugal e outros parceiros;
- lançamento do projeto nacional “Maratona da Saúde”(2013), coordenado pelo Instituto de Ciência da Gulbenkian e a desenvolver em dez escolas do país, incluindo os arquipélagos da madeira e dos Açores;
- projeto nacional “Ano da Matemática do Planeta Terra/MPT” (2013), em colaboração com diversas instituições.

A biblioteca… espaço de encontros e reencontros.

 

Gaspar e João

O Gaspar e o João fazem da Biblioteca um espaço de reencontros. Todos os intervalos, todos os momentos que podem… uma visita é obrigatório. No fundo, trata-se de um reencontro com quem e onde se sentem bem!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prémio Inter Escolas


No âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos (2013), o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da DGE/MEC (entre outros parceiros) lança o Prémio Inter Escolas CATÓLICA|Ciência e Saúde 2013, denominado"SAÚDE E MULTICULTURALIDADE", dirigido aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos do curso de Ciências e Tecnologias.

ticEDUCA Júnior 2013


Biblioteca Ativa

Biblioteca ativa
A biblioteca escolar é uma plataforma de saberes, de trabalho e de inovação que se constrói e se reinventa diariamente em cada escola. O seu sucesso resulta dos esforços de todos, e todos estamos convocados para a procura conjunta de contributos, num percurso colaborativo que conjuga continuidade e mudança.
O espaço "Biblioteca ativa" abordará temáticas de natureza diversa, procurando refletir, inquietar, discutir e apresentar propostas que reforcem e consolidem o percurso das bibliotecas escolares e as tornem núcleos ativos de acolhimento, aprendizagem e construção pessoal.
1. Crie uma rede de relações. Encontre um bom mentor.
- Seja colaborante. Apoie-se em alguém no seu agrupamento ou a nível local que, pelo mérito e reconhecimento do seu trabalho, seja inspirador e capaz de o ajudar nas suas funções. Procure o apoio do coordenador interconcelhio da sua zona.
- Estabeleça contactos com departamentos, grupos de trabalho, responsáveis por projetos e com os restantes professores. O estabelecimento de uma boa rede de relações permitirá uma melhor integração da biblioteca nos objetivos da escola e no processo de ensino/ aprendizagem.
2. Conheça a biblioteca, as expectativas e necessidades dos utilizadores.
- Reserve algum tempo para conhecer as condições de acesso e de equipamento que a biblioteca oferece.
- Avalie a coleção existente.
- Tente perceber a forma como a biblioteca está integrada nas práticas pedagógicas e nos percursos pessoais e pedagógicos da escola.
. Como é usada pelos alunos e pela comunidade escolar?
. Que condições existem para responder às necessidades de informação e de apoio pedagógico aos utilizadores?
. Que mudanças têm que ser introduzidas para que a biblioteca responda melhor às necessidades pessoais e possa contribuir para o sucesso académico da escola?
- Inventarie e analise os interesses e as necessidades de documentação e de apoio que os utilizadores que a biblioteca serve manifestam e adeqúe os serviços e a coleção a esses interesses e necessidades.
3. Estabeleça prioridades
- A biblioteca permite desenvolvimentos em diferentes áreas. Centre-se naquelas que são, no contexto da escola/ agrupamento, as que se revelam pertinentes e capazes de responder às problemáticas identificadas e às expectativas da escola.
- Analise os resultados de avaliação obtidos no ano transato e identifique as áreas de sucesso e as ações de melhoria definidas, de modo a ir ao seu encontro.
- Procure apoio e informação junto da direção e tente uma boa gestão do tempo que, de acordo com os recursos e condições existentes, permita responder às diferentes solicitações.
4. Crie visibilidade na escola. Faça sair a biblioteca do seu espaço. Estabeleça parcerias colaborativas.
- Para se tornar visível, é crucial sair do espaço físico da biblioteca e trabalhar com as pessoas: alunos, professores e comunidade. Procure adequar as suas propostas e responder de forma eficaz aos centros de interesse e projetos em desenvolvimento na escola. Participe em espaços de planificação e sugira possibilidades de trabalho da e com a biblioteca.
- Conheça os currículos e esteja atento às mudanças introduzidas, antecipando implicações e impactos e alterando formas de trabalho.
- Apresente-se, informando a comunidade acerca do que a biblioteca tem para oferecer e das possibilidades de trabalho e de apoio que pode facultar.
5. Dê visibilidade à biblioteca na Web e selecione as ferramentas digitais que melhor se adequam ao trabalho e comunicação com os utilizadores.
- Assegure a presença on-line da biblioteca escolar. A massificação do computador e dos equipamentos móveis e as possibilidades de comunicação existentes obrigam a biblioteca a estar onde os utilizadores se encontram, dentro ou fora de portas, expandindo para o ambiente digital as tradicionais funções e competências especializadas de ensino, referência, gestão da coleção ou administração.
- Marque presença na Web através do uso da plataforma LMS da escola, da criação de um sítio da biblioteca e do recurso às redes sociais. Estar on-line significa que a base de acesso aumenta e que a disponibilidade dos serviços é permanente e mais capaz de responder às necessidades específicas de diferentes tipos de utilizadores.
- Rentabilize a presença digital da biblioteca como ferramenta educativa e formativa e meio de divulgação de atividades e de partilha de resultados e projetos.
6. Avalie e dê conta do impacto da biblioteca escolar.
- Utilize a avaliação como instrumento de melhoria e de disseminação das mais-valias derivadas do trabalho da biblioteca. A sua concretização permite-lhe recolher evidências que confirmem o sucesso ou revelem as fraquezas existentes. É através de uma prática baseada em evidências que a biblioteca pode demonstrar o seu impacto na melhoria do trabalho escolar e nas aprendizagens.
- Realize a avaliação ao longo do ano. Associe-a às diferentes atividades e projetos (avaliação de iniciativa da BE ou em conjunto com os docentes), e materialize-a na aplicação dos diferentes instrumentos de recolha de informação sugeridos pelo Modelo de Avaliação.
- A avaliação constitui um processo em desenvolvimento contínuo. Alie o registo e recolha de informação às funções de gestão corrente da biblioteca.
7. Procure literatura e formação na área.
- O exercício de funções de professor bibliotecário exige uma atualização permanente para que a biblioteca se torne ou permaneça um núcleo de inovação e de apoio em áreas como a leitura, as tecnologias ou as literacias. Procure estar a par das novidades editoriais e da literatura existente, dominar as tecnologias e deter os conhecimentos que o habilitem a trabalhar com professores e alunos.
- A procura de formação revela-se, neste contexto, da maior importância. Procure respostas a esta necessidade através da autoformação, da formação informal com os seus pares e da formação presencial ou on-line de carácter diversificado, atualmente disponível.
(Fonte: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/790.html, consultado em 2013.01.16)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Capas JL - JL 1103 nas bancas!

Voluntariado de Leitura


Ideias com Mérito 2013


Candidatura Ideias com Mérito 2013 decorre entre entre 17 de dezembro e 15 de fevereiro de 2013. O Programa Rede de Bibliotecas Escolares propõe-se, com esta candidatura, identificar, selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas em escolas da Rede.
Ideias com Mérito